
Os jovens que completam 18 anos em 2026 têm até a próxima terça-feira (30) para realizar o alistamento militar obrigatório. O procedimento é destinado aos brasileiros do sexo masculino nascidos em 2008 e deve ser feito dentro do prazo para evitar penalidades.
A expectativa é de que mais de 1 milhão de jovens realizem o alistamento neste ano em todo o país. O processo é gratuito e pode ser efetuado de forma online, por meio do site oficial de alistamento, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.
Para as mulheres, o alistamento é voluntário e também deve ser realizado até o dia 30 de junho. A participação feminina nas Forças Armadas ocorre mediante manifestação de interesse dentro do período estabelecido.
Quem deixar de cumprir o alistamento obrigatório ficará em débito com o Serviço Militar e precisará pagar multa para regularizar a situação. Além disso, a irregularidade pode impedir a emissão de passaporte, a posse em cargos públicos, a matrícula em instituições de ensino, a participação em concursos públicos e o acesso a outros direitos previstos em lei.
As autoridades orientam que os jovens não deixem o procedimento para os últimos dias, evitando transtornos e possíveis dificuldades de acesso ao sistema devido ao aumento da procura próximo ao encerramento do prazo.
Despedida Influenciador Vovô Anésio morre aos 88 anos
Despedida Morre Oscar Schmidt, lenda do basquete, aos 68 anos
Geral Câmara avança com proposta para reinserir cidade e estado em placas veiculares Mín. 2° Máx. 14°
