Uma comitiva formada por autoridades da Universidade Federal de Santa Maria e da Prefeitura de Palmeira das Missões esteve em Brasília na última semana, para tratar da instalação do curso de Medicina no campus da UFSM Palmeira das Missões. A reunião ocorreu no Ministério da Educação (MEC), e contou com a participação de representantes do Executivo e Legislativo municipal, da UFSM e de parlamentares.
O encontro teve como objetivo reapresentar a demanda pelo curso, considerando as recentes mudanças no MEC, e discutir os próximos passos para viabilizar sua implementação. Durante a reunião, foram reforçados os esforços do município e da universidade para garantir as condições necessárias à instalação do curso, que atenderá uma demanda educacional e de saúde da região.
O prefeito Evandro Massing destacou a importância da reunião para a articulação entre as diferentes esferas governamentais.
– Foi uma reunião muito produtiva e fundamental para darmos passos significativos na concretização desse projeto tão aguardado. A partir de agora, temos muito trabalho a ser realizado, e contamos com o apoio do Ministério da Educação, que estará nos acompanhando nesse processo –, afirmou.
Já o diretor da UFSM-PM, professor Adriano Lago, ressaltou que a universidade está trabalhando no projeto pedagógico do curso (PPC) e que ele será protocolado junto ao MEC para seguir os trâmites internos necessários.
Além disso, foi solicitado o agendamento de uma visita técnica de representantes do ministério ao campus, para garantir que o projeto atenda a todos os requisitos antes de sua submissão final.
Com os encaminhamentos definidos, o município e a universidade seguem mobilizados para viabilizar a concretização do curso de Medicina, que representa um avanço significativo para a educação e a saúde na região.