A conta de energia elétrica vai aumentar a partir de outubro com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, que acrescenta R$ 7,877 por 100 kWh consumidos. A medida reflete o impacto da seca nos reservatórios, com previsão de alta no consumo devido ao calor extremo. Equipamentos como ar-condicionado e geladeiras tendem a aumentar o consumo de energia. Para minimizar os gastos, recomenda-se medidas como ajuste de temperatura e o uso consciente de eletrodomésticos.
Confira dicas para economizar energia no dia a dia:
- Ar-condicionado: Mantenha uma temperatura estável e evite o liga/desliga frequente. Limpe o filtro mensalmente para garantir o bom funcionamento e evite o uso do aparelho em cômodos com portas e janelas abertas.
- Ventiladores: Eles consomem muito menos que o ar-condicionado. Utilizar ventiladores de teto pode ser uma opção mais econômica, mas não exagere na quantidade de aparelhos ligados ao mesmo tempo.
- Geladeira: Evite abrir e fechar a geladeira com frequência e verifique as vedações das portas para evitar desperdício de energia. Instale o aparelho longe de fontes de calor, como o fogão, e nunca guarde alimentos muito quentes.
- Máquina de lavar e ferro de passar: Lave e passe roupas em grandes quantidades de uma só vez para otimizar o uso de energia.
- Chuveiro elétrico: Deixe o chuveiro na posição "verão" e tome banhos mais rápidos. Feche o registro ao se ensaboar para economizar energia.
- Lâmpadas: Substitua lâmpadas incandescentes por LED, que consomem até 85% menos energia.
- Outros aparelhos: Desligue equipamentos da tomada quando não estiverem em uso, como carregadores e aparelhos de som.
Com essas práticas, é possível amenizar o impacto das contas de luz, mesmo em períodos de calor intenso.