Gaúchos têm até esta quinta-feira (23) para regularizar o título de eleitor. O prazo também vale para alterar o local de votação, trocar o domicílio eleitoral ou emitir o documento, para participar das eleições municipais de 2024.
O prazo inicial de 8 de maio, que valeu para o restante do Brasil, foi estendido até esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido ao desastre climático que devastou o Rio Grande do Sul em maio. Também foi decidido que quem não conseguiu fazer o cadastro biométrico dentro do prazo poderá votar no pleito.
A solicitação para regularizar o documento pode ser feita pela internet, no site do TSE (www.tse.jus.br). Lá, também é possível atualizar dados cadastrais e adicionar informações, como o nome social. Atualmente, os atendimentos presenciais em cartórios eleitorais estão paralisados no RS devido às enchentes.
Para garantir a participação no pleito, que definirá prefeitos e vereadores, é necessário estar em dia com a justiça eleitoral. Vale ressaltar que o voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.