Quinta, 10 de Outubro de 2024 10:23
(55) 9692-7923
Eleições Lei Seca

RS não terá Lei Seca durante eleições

Nove estados, no entanto, terão a proibição da venda de bebidas alcoólicas durante o dia do pleito

03/10/2024 11h36
Por: Redação GV Fonte: Correio do Povo
RS não terá Lei Seca durante eleições

Pelo menos nove estados brasileiros irão proibir a venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo, 6 de outubro, durante as eleições municipais. Em seis estados, a proibição abrangerá todo o território: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas. Já no Rio Grande do Sul, a comercialização de bebidas alcoólicas não será restrita, conforme informou o governo estadual à Agência Brasil.

Em outros três estados, a medida será aplicada em zonas eleitorais específicas. No Tocantins, a Lei Seca valerá em quatro zonas eleitorais, enquanto em Mato Grosso serão três zonas afetadas, conforme dados dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em Goiás, o TRE ainda não especificou todas as zonas que adotarão a medida, mas confirmou que pelo menos uma delas já anunciou a proibição.

Continua após a publicidade
Anúncio

A decisão de proibir a venda de bebidas alcoólicas durante o período eleitoral é determinada localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais, com o objetivo de evitar desordens que possam comprometer o andamento do processo eleitoral. Em estados como Piauí, Maranhão e Alagoas, a decisão foi tomada pelas respectivas secretarias de Segurança Pública.

Continua após a publicidade
Anúncio

No Acre, a medida foi decidida pelos juízes eleitorais de primeira instância, que decretaram a Lei Seca em todas as nove zonas eleitorais do estado. Em Mato Grosso, Tocantins e Goiás, a determinação também ficou a cargo dos juízes responsáveis por cada zona eleitoral.

No Pará, as regras da Lei Seca serão definidas por um acordo entre juízes eleitorais e a Polícia Civil, considerando as particularidades de cada localidade. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública estadual será responsável por publicar uma portaria com as diretrizes gerais, que servirão de base para os juízes estabelecerem os horários da proibição em cada município.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá informou, por meio de nota, que a Portaria da Lei Seca será rigorosamente cumprida pelos juízes eleitorais, com o intuito de garantir a ordem e a segurança no período que antecede e no próprio dia da eleição.

Estados sem proibição

Além do Rio Grande do Sul, outros estados confirmaram que não aplicarão a Lei Seca durante as eleições, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Nos estados do Paraná e Pernambuco, os TREs afirmaram que a decisão caberá às secretarias de Segurança, mas, até quarta-feira (2), nenhuma notificação havia sido recebida.

Já no Espírito Santo, a Secretaria de Segurança informou que a decisão será responsabilidade do TRE, mas ainda não houve qualquer anúncio sobre a aplicação da medida. Na Bahia e no Ceará, as secretarias de Segurança também delegaram a decisão aos TREs, que ainda não responderam aos questionamentos.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaboticaba, RS
Atualizado às 08h04
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

17° Sensação
2.43 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (19.73mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuva
Amanhã (12/10)

Mín. 15° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias