Duas onças, uma parda e outra pintada foram vistas nos últimos dias na linha Rincão Fundo, interior de Panambi.
Informações repassadas para a Redação da Rádio Sulbrasileira indicam que estes animais silvestres se aproximam das residências e estão atacando galinhas e até mesmo cachorros.
Existe preocupação dos moradores com possível ataque destes animais aos humanos.
Biólogos afirmam que os ataques de onça-parda ou pintada a humanos são muito raros, em geral ocorrem em situações onde o animal está acuado, sem possibilidade de fuga, em defesa de uma presa que ela conseguiu ou dos filhotes. Ela normalmente adota um comportamento de intimidação seguido de fuga.
A onça tanto pintada como parda se alimentam de diversas espécies de herbívoros, como capivaras, veados, galinhas, terneiros, além de predadores menores como ratos, raposas e guaxinins.
A Patram alerta que matar animais silvestres é crime ambiental, passível de multa e de prisão de seis meses a um ano. A pena pode ser aumentada quando o crime ocorre em unidade de conservação e quando o animal, como a onça, está em perigo de extinção, podendo ser triplicada quando o crime se dá no exercício de caça profissional.
Receba as informações do Portal GV direto no seu celular. Clique no Link abaixo e faça parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp ⤵️