A ponte que liga as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul, foi inaugurada na manhã deste sábado (20). Com obra viabilizada a partir de doações comunitárias, a estrutura recebeu o nome de Nossa Senhora de Caravaggio. Após quatro meses, o trânsito para veículos no local foi liberado.
Anteriormente, no mesmo trecho da RS-488, havia uma ponte centenária. Ela, no entanto, foi destruída pela cheia do Rio das Antas em setembro de 2023. A fim de reintegrar a passagem entre os dois municípios serranos, a comunidade criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul.
A expectativa do grupo era arrecadar R$ 6 milhões para a obra de reconstrução da ponte. Contudo, a mobilização superou a meta, totalizando R$ 7 milhões arrecadados.
Para o pedreiro Vicente Cadorin, a experiência foi emocionante, pois "todo mundo colaborou, ajudou e foi muito bacana. Valeu a pena". Na região, algumas das ações de arrecadação foram festas comunitárias, rifas, doações diretas e eventos beneficentes.
Conforme explica Tessaro, "a campanha de arrecadação foi muito surpreendente", porque não esperavam que a população e empresas se engajassem tanto para auxiliar no projeto de reconstrução.
Com o valor, segundo membros da associação, além de erguer a estrutura de 400 toneladas de aço e concreto, será possível realizar obras de infraestrutura no entorno da ponte.
Entre as necessidades que motivaram o reposicionamento ágil da estrutura ligando a cidade até Farroupilha estão os atendimentos de saúde. A construção também foi movida por devoção e fé. Uma imagem de Nossa Senhora do Caravaggio foi concretada no local para pedir proteção.
O governo federal retirou a construção da lista de projetos emergenciais.