Quinta, 10 de Outubro de 2024 14:19
(55) 9692-7923
Meio Ambiente Desmatamento

Polícia flagra mais de 8,3 hectares de desmatamento no interior do RS

Destruição de mata nativa aconteceu em Maximiliano de Almeida, Ametista do Sul, Rolador e Nova Bassano na segunda-feira (8)

09/01/2024 17h41 Atualizada há 9 meses
Por: Redação GV Fonte: GZH
Polícia flagra mais de 8,3 hectares de desmatamento no interior do RS

A semana começou com registro de mais de 83 mil metros quadrados de desmatamento em quatro cidades do interior do Rio Grande do Sul. Os flagrantes aconteceram na segunda-feira (8), em Maximiliano de Almeida e Ametista do Sul, na Região Norte, Rolador, no Noroeste, e Nova Bassano, na Serra.

A maior parcela desmatada foi no norte do RS: mais de 5,8 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a cinco campos de futebol oficiais. A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) foi acionada a partir do alerta emitido pela plataforma MapBiomas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Apenas em Maximiliano de Almeida foram 31 mil metros quadrados de destruição de árvores como camboatã, canela, angico, açoita-cavalo, timbó, guajuvira, e araucária angustifolia. Os outros 27,2 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados no interior de Ametista do Sul.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nos quatro casos os responsáveis foram identificados pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e responderão por crime ambiental.

Áreas de Preservação Permanente

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Chama atenção que em Rolador e em Nova Bassano  a extensão do desmatamento chegou atingir Áreas de Preservação Permanente (APP). No município do noroeste, houve a supressão de 1,2 mil metros quadrados de mata nativa dentro da APP, nas proximidades do Arroio Rolador.

Já na cidade da Serra, os policiais flagraram 2,4 hectares de destruição; destes, 5,2 mil metros quadrados são de APP. A proprietária do terreno apresentou licença para a intervenção na área, mas como estava em desacordo com o manejo florestal executado, ela foi autuada.

De acordo com a Lei n° 12.651/2012, APP é uma área protegida com o objetivo de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade, protegendo o solo, a flora e a fauna. São áreas naturais intocáveis, com limites de exploração, em que não é permitida a exploração econômica direta.

 
Receba as informações do Portal GV direto no seu celular. Clique no Link abaixo e faça parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp ⤵️
 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaboticaba, RS
Atualizado às 11h04
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

19° Sensação
2.87 km/h Vento
90% Umidade do ar
100% (19.73mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuva
Amanhã (12/10)

Mín. 15° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias