Sábado, 19 de Abril de 2025
16°C 25°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Polícia flagra mais de 8,3 hectares de desmatamento no interior do RS

Destruição de mata nativa aconteceu em Maximiliano de Almeida, Ametista do Sul, Rolador e Nova Bassano na segunda-feira (8)

Redação GV
Por: Redação GV Fonte: GZH
09/01/2024 às 17h41 Atualizada em 09/01/2024 às 19h04
Polícia flagra mais de 8,3 hectares de desmatamento no interior do RS

A semana começou com registro de mais de 83 mil metros quadrados de desmatamento em quatro cidades do interior do Rio Grande do Sul. Os flagrantes aconteceram na segunda-feira (8), em Maximiliano de Almeida e Ametista do Sul, na Região Norte, Rolador, no Noroeste, e Nova Bassano, na Serra.

A maior parcela desmatada foi no norte do RS: mais de 5,8 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a cinco campos de futebol oficiais. A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) foi acionada a partir do alerta emitido pela plataforma MapBiomas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Apenas em Maximiliano de Almeida foram 31 mil metros quadrados de destruição de árvores como camboatã, canela, angico, açoita-cavalo, timbó, guajuvira, e araucária angustifolia. Os outros 27,2 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados no interior de Ametista do Sul.

Nos quatro casos os responsáveis foram identificados pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e responderão por crime ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio

Áreas de Preservação Permanente

 

Chama atenção que em Rolador e em Nova Bassano  a extensão do desmatamento chegou atingir Áreas de Preservação Permanente (APP). No município do noroeste, houve a supressão de 1,2 mil metros quadrados de mata nativa dentro da APP, nas proximidades do Arroio Rolador.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já na cidade da Serra, os policiais flagraram 2,4 hectares de destruição; destes, 5,2 mil metros quadrados são de APP. A proprietária do terreno apresentou licença para a intervenção na área, mas como estava em desacordo com o manejo florestal executado, ela foi autuada.

De acordo com a Lei n° 12.651/2012, APP é uma área protegida com o objetivo de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade, protegendo o solo, a flora e a fauna. São áreas naturais intocáveis, com limites de exploração, em que não é permitida a exploração econômica direta.

 
Receba as informações do Portal GV direto no seu celular. Clique no Link abaixo e faça parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp ⤵️
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias