Sexta, 11 de Abril de 2025
12°C 25°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Brigada Militar resgata 16 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em FW

Responsáveis foram autuados e aves foram encaminhadas para avaliação veterinária e possível reintegração ao habitat natural

Redação GV
Por: Redação GV
11/02/2025 às 16h03
Brigada Militar resgata 16 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em FW

Na manhã de segunda-feira, 10, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou 16 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro no município de Frederico Westphalen. Durante patrulhamento de rotina, a equipe do BABM avistou aves em gaiolas em duas residências, o que levou à identificação e apreensão das espécies.

Os pássaros encontrados eram de várias espécies, como Azulão (Cyanoloxia brissonii), Coleirinho (Sporophila caerulescens), Trinca-ferro (Saltator similis), Cardeal (Paroaria coronata), Pintassilgo (Spinus magellanicus) e Canário-da-terra (Sicalis flaveola). A maioria das aves não tinha documentação legal, e os dois Azulões encontrados possuíam anilhas de identificação, mas sem registros no Sistema de Controle e Monitoramento de Passeriformes (SISPASS), que é exigido para a criação amadora de pássaros silvestres.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além dos pássaros, foram apreendidas armadilhas usadas para capturar aves da natureza. Diante da situação, os responsáveis foram autuados, e foi lavrado um Termo Circunstanciado.

Após o resgate, os pássaros foram encaminhados para avaliação de um médico veterinário. Alguns estavam aptos para a soltura, enquanto os dois Azulões anilhados foram levados a um centro de reabilitação, onde passarão por avaliação para uma possível reintegração ao habitat natural. A Brigada Militar reforçou a importância da preservação da fauna e das normas ambientais para evitar a captura e comércio ilegal de animais silvestres.

Continua após a publicidade
Anúncio

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias