Temporais atingiram o Rio Grande do Sul na tarde muito quente deste domingo, risco que era antecipado pela MetSul Meteorologia em alertas. As tempestades de vento foram responsáveis por queda de postes e árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica.
O Noroeste gaúcho foi a região mais afetada pelos temporais da tarde deste domingo com vendavais em diversos municípios.
Em Santa Rosa, (na foto) há pontos do município sem luz pelo vento muito forte durante o temporal que trouxe pouca ou nenhuma chuva para a cidade do Noroeste. Em Três de Maio, o temporal veio apenas com vento muito forte e sem registro de chuva na maioria dos pontos. Parte do bairro Oriental ficou sem luz com o rompimento de um cabo de energia pela força do vento. O Corpo de Bombeiros local isolou a área próxima.
O vento derrubou árvores e galhos na BR-285 perto do aeroporto de Ijuí. Populares trabalharam para desobstruir a via. Em Santo Cristo, o vendaval causou igualmente quedas de árvores. No município de Cândido Godói, as intensas rajadas de vento durante o temporal causaram estragos. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas na tarde de hoje de 116 km/h em Encruzilhada do Sul, 80 km/h em Bento Gonçalves, 74 km/h em Cruz Alta e São José dos Ausentes, 72 km/h em Santo Augusto e 71 km/h em Canela. Os temporais ocorreram em uma tarde de muito calor no Rio Grande do Sul.
Estações oficiais e particulares indicaram máximas de 38,5ºC em Horizontina; 38,3ºC em Teutônia, 37,8ºC em Rio Pardo, 37,5ºC em Taquara, 37,3ºC em Venâncio Aires e 36,9ºC em Campo Bom. Porto Alegre atingiu os 36ºC.
SEMANA SERÁ DE TEMPORAIS
A MetSul Meteorologia alerta que a semana que começa será em grande parte marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul, o que levará a diversos episódios de chuva localmente forte e ainda favorecerá um grande número de temporais no território gaúcho. Temporais serão frequentes com transtornos e danos em diferentes cidades, uma vez que são esperados episódios de chuva localmente forte a intensa com muito altos volumes em curto período e ainda tempestades isoladas com risco de vendaval e queda de granizo. Serão vários dias seguidos de risco no Rio Grande do Sul.
Até quinta-feira se espera que o tempo esteja instável e sujeito à chuva forte localizada e temporais isolados, embora neste período ocorram momentos de melhoria em que o sol aparece com calor e abafamento. Na quinta, a chegada de frente fria, que vai encontrar o ar quente e úmido, deve favorecer o aumento da instabilidade. Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical cobrirá o Sul do Brasil ao longo da semana, o que favorecerá a instabilidade frequente.
Em vários dias, a chuva já ocorre de manhã em diferentes cidades, mas a instabilidade tende a ser maior da tarde para a noite à medida que a atmosfera aquece. Como as precipitações vão se formar pelo ar quente e úmido, não serão bem distribuídas. Haverá locais do Rio Grande do Sul que vai chover muito nesta semana e outros com baixos volumes de precipitação. Modelos numéricos indicam nesta primeira metade da semana acumulados muito altos em pontos do Centro para o Oeste gaúcho, inclusive com volumes em algumas áreas acima de 200 mm.
PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA
O sol chega a aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul em diferentes cidades durante esta segunda-feira, mas o ar tropical quente e úmido traz instabilidade. Chove na maior parte do estado no decorrer do dia, embora de forma irregular. Algumas áreas já terão chuva entre a madrugada e de manhã enquanto em outras apenas da tarde para a noite. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa. Há risco ainda de temporais isolados com vento forte e queda de granizo. Será um dia quente e abafado com forte calor no Noroeste e no Norte do estado.
Receba as informações do Portal GV direto no seu celular. Clique no Link abaixo e faça parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp ⤵️