Domingo, 27 de Abril de 2025
17°C 23°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Palmeirense é selecionada pelo Governo Suíço para desenvolver pesquisa sobre Inteligência Artificial

Manoella irá integrar o programa de Excelência do Governo Suíço, destinado a pesquisadores de referência no mundo todo.

Redação GV
Por: Redação GV
25/04/2025 às 16h07
Palmeirense é selecionada pelo Governo Suíço para desenvolver pesquisa sobre Inteligência Artificial

A palmeirense Manoella Fortes Fiebig, jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, foi selecionada para realizar sua pesquisa de Pós-Doutorado na Università della Svizzera italiana (USI), em Lugano, na Suíça, com o apoio do governo do país. A palmeirense foi selecionada pelo governo Suíço, por meio da Swiss Government's Excellence Scholarships (Bolsa de Excelência do Governo Suíço), programa do governo suíço que seleciona pesquisadores de excelência do mundo todo e oferece bolsas de pesquisa para desenvolver seus projetos no país. 

Manoella defendeu seu Doutorado em 2023 com o projeto “Por um modelo matemático do jornalismo com base nos sistemas de automação de notícias". A tese foi defendida com louvor na Universidade Federal do Paraná e indicada ao Prêmio Adelmo Genro Filho daquele ano. No ano seguinte, Manoella iniciou sua busca por um pós-doutorado na área de inteligência artificial e jornalismo, quando encontrou o Prof. Dr. Colin Porlezza, que é diretor do Institute of Media and Journalism da Università della Svizzera Italiana (Universidade da Suíça Italiana). Colin é referência no mundo inteiro nos estudos sobre inteligência artificial, ética e jornalismo. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O professor se interessou pelo projeto de Manoella e a convidou para desenvolver sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade, sob sua supervisão. Desde então, Manoella e Colin começaram uma longa jornada de aplicação e enviaram a proposta de pesquisa para o Governo Suíço em outubro de 2024. Em abril deste ano, o resultado foi divulgado e Manoella foi contemplada com um grant (patrocínio) de um ano para desenvolver sua pesquisa "Balancing Technology and Ethics: Automated Fact-Checking in Brazil and Switzerland. A Cross-Country Analysis of Responsible AI Integration" (tradução: Equilíbrio entre tecnologia e ética: Checagem automática de fatos no Brasil e Suíça. Uma análise transnacional da integração responsável da IA).

O projeto, que será desenvolvido em Lugano, na Suíça, durante 12 meses, tem como objetivo analisar como a AFC (automated fact-checking, ou checagem automática de fatos) está sendo utilizada em redações brasileiras e suíças e a dupla de pesquisadores buscará entender os desafios práticos, técnicos e éticos dessa prática que utiliza inteligência artificial no processo de checagem de fatos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Em tempos de fake news e alta disseminação de desinformação nas redes sociais, o projeto figura como uma proposta inovadora no campo do jornalismo e na manutenção das democracias, que estão sendo brutalmente afetadas por notícias falsas especialmente sobre saúde e política. "Hoje a inteligência artificial é capaz de criar imagens, vídeos, inserir a voz de uma pessoa em um vídeo falso, dentre tantas outras coisas. Meu projeto visa justamente utilizar essa mesma inteligência artificial para desvendá-la: utilizar a IA para monitorar e checar fatos, buscar respostas verdadeiras. É urgente combater a disseminação de informações falsas", destaca Manoella. 

A pesquisadora irá viajar para a Suíça em setembro e será recebida pelo governo suíço em uma cerimônia destinada aos contemplados pelo programa. Além disso, Manoella destaca que sempre estudou em escolas e universidades públicas e foi bolsista durante toda a faculdade, Mestrado e Doutorado. Em Palmeira, ela estudou todo o ensino fundamental no Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, e o ensino médio no Colégio Estadual Três Mártires. Como palmeirense, Manoella gostaria de incentivar e inspirar outros jovens que também estudam nestes locais a acreditarem no futuro e valorizarem a educação que existe na cidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias