Segunda, 13 de Janeiro de 2025
15°C 32°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Ponte sobre o Rio Uruguai entre Iraí e Palmitos tem risco de colapso, diz Dnit

A estrutura possui 1.003,00 metros de extensão e 25 metros de altura, inaugurada em 1975

Redação GV
Por: Redação GV Fonte: NSC Total
28/12/2024 às 09h49 Atualizada em 28/12/2024 às 10h27
Ponte sobre o Rio Uruguai entre Iraí e Palmitos tem risco de colapso, diz Dnit
Divulgação

Santa Catarina possui 11 pontes classificadas como em condições ruins ou críticas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma delas está na BR-158, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS). O alerta surgiu após uma reportagem da Folha de São Paulo revelar que o Brasil possui 727 pontes em situação semelhante à da estrutura que desabou entre Tocantins e Maranhão no domingo (22).

As pontes com problemas em Santa Catarina estão localizadas nas rodovias BR-101 (uma ponte), BR-158 (uma), BR-280 (cinco), BR-470 (três) e BR-477 (uma). O DNIT, no entanto, não detalhou a localização exata ou o estado de cada ponte.

Continua após a publicidade
Anúncio

Risco de colapso

Continua após a publicidade
Anúncio

O engenheiro Sérgio Beck, presidente do Instituto Catarinense de Avaliações e Perícia (IBAPE), destacou a gravidade da situação.

“Para termos uma ideia, a ponte que caiu no Norte estava na classificação ruim, menos grave que a crítica. Portanto, as estruturas críticas devem ser monitoradas diariamente, pois há risco iminente de colapso,” alertou Beck em entrevista ao programa Conversas Cruzadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Roberta Maas, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, afirmou que buscará apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e do IBAPE para formar um grupo técnico que investigue as condições das pontes e cobre providências.

Programa de manutenção

O DNIT informou que utiliza um sistema de classificação de notas de 1 a 5 para suas obras de arte especiais (OAEs), como pontes. Estruturas com notas 1 e 2, que indicam condições críticas, estão sendo monitoradas. Entre as 11 pontes citadas no estado, seis estão programadas para manutenção, uma está com obras contratadas e três têm reabilitação prevista.

O órgão enfatizou que a classificação por notas não determina automaticamente a interdição de uma ponte. Atualmente, o DNIT gerencia 6.224 pontes e viadutos em todo o Brasil, monitorados pelo Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO).

Apesar das ações preventivas, o risco associado a pontes em condições críticas reforça a necessidade de intervenções rápidas para evitar novos desastres.

Ponte que Liga o Oeste de SC ao Noroeste do RS

Ligando os municípios de Iraí e Palmitos, a Ponte da Integração faz a conexão entre o norte do Rio Grande do Sul com o oeste de Santa Catarina. A estrutura possui 1.003,00 metros de extensão e 25 metros de altura, atravessa o Rio Uruguai. Quem faz a travessia pelo local tem a oportunidade de desfrutar da paisagem formada pelo Rio Uruguai associada ao verde das matas.

Uma curiosidade sobre o local é que a ponte foi inaugurada em 1975, dez anos após a queda de outra ponte que estava sendo construída no local, também com o intuito de fazer a ligação entre os estados do RS e SC, mas que foi destruída por uma enchente, em função da sua baixa altura. É possível ver as ruínas da construção no local.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias