O Sicredi já está recebendo propostas para o Custeio de Inverno 2025. O objetivo é proporcionar condições para que agricultores consigam comprar antecipadamente insumos como sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas, necessários para a produção de culturas típicas da época, por exemplo, trigo e aveia.
— Quanto antes o produtor tiver dinheiro na mão, melhor é para ele negociar os insumos a preços mais atrativos, e, assim, diminuir os custos de plantio, aumentando as suas margens de lucro. O Sicredi é parceiro do agronegócio há mais de 120 anos, oferecendo um atendimento especializado, simples e próximo. Finalizamos o Plano Safra 2023/2024 como líderes em operações de crédito rural no Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores agropecuários do Brasil, e só no primeiro mês de Plano Safra 2024/2025, em julho, o Sicredi liberou mais de R$ 5 bilhões para produtores de todo o país —, destaca a assessora Agro da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Angelica Foletto.
A liberação de recursos para o Custeio de Inverno 2025 está condicionada a análise e aprovação de crédito, além do atendimento às exigências vigentes para o financiamento da cultura desejada. Para encaminhar as propostas, os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem apresentar, junto à Agência Sicredi mais próxima, o Cadastro Ambiental Rural (CAR); croqui e sistema de produção. Já os produtores enquadrados em Pronamp e Demais, precisam levar o CAR, croqui, projeto técnico, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e, no caso dos produtores enquadrados em Demais, também o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Outro canal para tirar dúvidas é o WhatsApp oficial do Sicredi, pelo número (51) 3358-4770, onde é possível conversar com especialistas de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h.