Na noite desta sexta-feira, 15, por volta das 20h20min, uma sequência de luzes no céu chamou a atenção e intrigou moradores de toda a região. Apesar de toda a especulação sobre o que seriam esses pontos andando enfileirados, eles nada mais são do que satélites Starlink, da SpaceX, projeto de Elon Musk.
Os satélites Starlink, pertencentes ao grupo 6-68, foram lançados nesta quinta-feira, 14, do Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, por um foguete Falcon 9, e cruzaram os céus de várias cidades, oferecendo um show de luzes para quem teve a oportunidade de observá-los.
A Starlink opera uma rede de satélites, cujo objetivo é levar internet para pontos remotos, que não costumam ter acesso à web. Atualmente, existem 224,5 mil clientes da Starlink em território nacional e cerca de um terço deles estão no Norte do país. A conexão via satélite, que funciona enviando os dados através do vácuo do espaço, ao invés de usar cabos ou fibra ótica, tem como diferencial a possibilidade de levar internet a locais remotos, nos quais a conexão tradicional não consegue chegar com facilidade.
A empresa possui mais de seis mil satélites em órbita e é a única que possui a capacidade de lançar seus próprios satélites ao espaço, por meio das espaçonaves da SpaceX.