Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 27°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Governo cria sistema para emitir carteira para pessoa com TEA

O anúncio foi na 5º Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por: Angelica Ott Fonte: Agência Brasil
18/07/2024 às 13h06 Atualizada em 19/07/2024 às 16h29
Governo cria sistema para emitir carteira para pessoa com TEA
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Durante mais um dia da 5º Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o presidente Lula anunciou a criação do Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A ideia, segundo ele, é facilitar a emissão padronizada da carteira de identificação da pessoa com o transtorno. Na cerimônia, em Brasília, Lula relembrou os desafios para os PCDs, desde as primeiras conferências. E citou as primeiras conquistas da categoria, desde 2006.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Foi uma virada de chave para o reconhecimento de direitos como acessibilidade arquitetônica e urbanística, sistema de transporte adaptado às necessidades da pessoa com deficiência, educação inclusiva... Nada mais do que o direito a uma vida digna".

O presidente da República aproveitou a ocasião para renovar os compromissos com as pessoas com deficiência e ponderou ainda que as políticas para as categorias devem ser pensadas em conjunto com essa população. Lula destacou a importância para a democracia e para a qualidade de vida das pessoas. 

Continua após a publicidade
Anúncio

"Para nós, essa participação social, materializada em convenções como essa, é fundamental. Numa democracia, e para fortalecer a democracia, a construção deve ser horizontal e não apenas com os governantes tomando decisões de forma vertical sobre uma realidade que não conhecem integralmente. Reafirmamos nosso compromisso de criar condições para que vocês tenham acesso a todos os direitos constitucionais que o estado tem o dever de assegurar, sem deixar ninguém para trás". 

Também presente ao evento, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defendeu uma abrangência de demandas como base para garantir os direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Porque, embora essenciais, as pessoas com deficiência não querem ver suas vidas reduzidas à dimensão da saúde e da assistência. Elas demandam ser consideradas humanas na sua dimensão integral. Daí que, além da saúde e da assistência, o trabalho, o lazer, o esporte, a cultura  e a segurança compõem essa integralidade da dimensão humana que precisa ser reconhecida e apoiada pelo estado brasileiro". 

Outro tópico abordado na conferência, nesta quarta-feira (17), foi a apresentação da Carta de Brasília, com recomendações para diversos órgãos elaboradas pelos participantes do evento. E também o anúncio das entregas do governo federal para a população com deficiência, entre elas, a da nova edição do plano Viver Sem Limite, de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Com mais de mil participantes de todo o país, a 5ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência marca a volta desse tipo de evento depois de oito anos. A programação termina na sexta-feira (19). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias