Quinta, 10 de Outubro de 2024 12:22
(55) 9692-7923
Região Manifestação

Garimpeiros protestaram por liberação de minas em Ametista do Sul nesta sexta-feira

Nova decisão do Ministério do Trabalho e Emprego manteve a proibição dos trabalhos por não cumprimento de exigências

05/04/2024 12h36
Por: Redação GV Fonte: GZH Passo Fundo
Everson Dornelles
Everson Dornelles

Cerca de 500 pessoas, incluindo garimpeiros e donos de garimpos, se manifestaram em frente à sede da Cooperativa De Garimpeiros Do Médio Alto Uruguai (Coogamai), em Ametista do Sul, nesta sexta-feira (5), pelo retorno dos trabalhos nas minas de pedras preciosas do município. As atividades estão paralisadas desde a operação policial realizada em julho de 2023, que identificou o uso e fabricação indevida de explosivos.

O protesto foi convocado pela Comissão dos Representantes dos Garimpeiros de Ametista do Sul e região de abrangência da Coogamai. Conforme a cooperativa, a liberação depende do Ministério Público do Trabalho, uma vez que já foi autorizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Agência Nacional de Mineração.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme despacho expedido pela auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na terça-feira (2), uma das exigências não foi atendida e outras foram somente parcialmente cumpridas. Dentre as solicitações, está a identificação de todos os veículos de transporte mantidos pela cooperativa usados para transporte de explosivos entre fábricas e minas onde o explosivo é consumido, a apresentação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), entre outras.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até agora, o município desembolsou cerca de R$ 350 mil em auxílio aos trabalhadores, com compra de cestas básicas, água e luz, e em recursos destinados para compra de equipamentos para fábrica de pólvora, doados à Coogamai.

Em posicionamento, o Sindicato de Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas (Sindipedras) solicita que seja autorizada a retomada com prazo para eventuais adequações. A entidade também pede "sensibilidade dos responsáveis pelos órgãos fiscalizadores" frente aos prejuízos enfrentados pelo setor e pelas famílias.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até 80% da arrecadação de Ametista do Sul sai do garimpo de pedras preciosas. Em agosto de 2023, no primeiro mês depois da interdição, a prefeitura afirmou que a cidade deixou de produzir 400 toneladas de pedras. Neste mês de abril, o montante já chega a aproximadamente três mil toneladas.

Relembre o caso

A operação do Exército realizada em julho de 2023 prendeu 15 pessoas por fabricação e uso indevido de explosivos em minas de pedras preciosas de Ametista do Sul. Conforme a investigação, todos integram Coogamai, autuada por estar em situação irregular, uma vez que os explosivos eram fabricados, armazenados e utilizados em locais indevidos.

Os detidos foram liberados após prestar esclarecimentos. Durante a operação, o Exército emitiu 24 autuações e 23 apreensões, totalizando quase uma tonelada de pólvora mecânica apreendida e destruída pelos agentes. No total, foram 985,7 quilos removidos.

Segundo a Coogamai, 1,3 mil garimpeiros estão sem trabalhar desde 25 de julho, quando operação suspendeu as atividades em mais de 150 garimpos irregulares de Ametista do Sul.

Receba as informações do Portal GV direto no seu celular. Clique no Link abaixo e faça parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp ⤵️

https://chat.whatsapp.com/CEYCycQBgXvDSBqpn6iF2c6

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaboticaba, RS
Atualizado às 11h04
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

19° Sensação
2.87 km/h Vento
90% Umidade do ar
100% (19.73mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuva
Amanhã (12/10)

Mín. 15° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias