Inicia oficialmente nesta segunda-feira, 25, no Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, o imunizante será disponibilizado para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 480 mil doses foram destinadas para o Estado.
As vacinas começaram a ser distribuídas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Estado no dia 19 de março. Conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), os municípios já poderiam iniciar a aplicação das doses assim que recebessem os imunizantes.
De acordo com o MS, a campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 31 de maio. O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação.
Em Jaboticaba o imunizante contra a gripe já está disponível na Unidade Básica de Saúde na Cidade, e na Vila Trentin a partir de quinta-feira (28), nos horários das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Grupos prioritários
Quem faz parte desses grupos podem comparecer aos postos de saúde com a sua carteirinha de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que não se encaixa nos fatores de risco busquem a vacinação próximo à metade da campanha, devido ao fornecimento das doses da vacinas que são inicialmente limitadas.
A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.