Segunda, 23 de Dezembro de 2024
12°C 29°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Onda de calor atinge o RS nesta semana e temperatura pode alcançar até 5°C acima da média

O fenômeno, vindo do Paraguai e da Argentina, deve influenciar o tempo no Estado de 11 a 15 de março

Redação GV
Por: Redação GV
11/03/2024 às 10h16 Atualizada em 11/03/2024 às 10h29
Onda de calor atinge o RS nesta semana e temperatura pode alcançar até 5°C acima da média
Reprodução

Uma região de alta pressão favorece a formação da terceira onda de calor do ano no Brasil. Desta vez, o fenômeno deverá afetar, principalmente, o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Municípios de outras regiões gaúchas, porém, também poderão registrar temperatura mais alta que o normal entre os dias 11 e 15 de março.

Um sistema de alta pressão deve se formar nos níveis médios da atmosfera, entre o Paraguai e a Argentina, favorecendo a manutenção do ar quente e dificultando a formação de nuvens de chuva nos próximos dias. Com isso, a tendência é que uma nova onda de calor afete o Brasil. Isso significa que algumas cidades devem registrar temperatura 5°C acima da média na próxima semana.

Continua após a publicidade
Anúncio

— A onda de calor vai afetar as regiões da Fronteira Oeste, das Missões, Noroeste e parte do Norte. Para o restante do Rio Grande do Sul, a temperatura deverá variar entre 3°C e 5°C acima da média, mas sem caracterizar onda de calor. Será uma sequência de dias quentes que podem gerar incômodo — pontua Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A última onda de calor que atingiu o Rio Grande do Sul aconteceu perto do Carnaval e teve um padrão parecido com o previsto para o fenômeno de março: começou atingindo algumas regiões e, ao longo dos dias, aumentou a abrangência.

*Yasmim Girardi

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias