Nos últimos dias com o aumento dos casos de dengue no estado e na região o município de Jaboticaba tem realizado ações de prevenção e enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypt, por meio das agentes de endemias.
A BRI (borrifação residual intradomiciliar), é uma das formas de prevenção que bloqueia à infestação do mosquito, por meio de aplicação de inseticidas diretamente nas residências.
Todos os meses é feito armadilhas em cerca de cinquenta residências da cidade, com o objetivo de coletar os ovos depositados pelas fêmeas, bloqueando assim o surgimento de novos mosquitos.
Também é feito seguidamente limpezas e o uso de cloro em caixas d'água que coletam água da chuva. O produto é disponibilizado para a população que precisar, basta entrar em contato com uma das agentes de endemias.
Nos dias 29 e 30 de janeiro foi realizado um mutirão pela cidade, visitando e orientando os moradores sobre os cuidados relacionados ao mosquito da dengue.
O município não possui nenhum caso até o momento, mas a sala de endemias reforça o pedido de colaboração da população com os cuidados em suas residências, para diminuir o mosquito adulto, eliminando criadouros e larvas, garantindo assim que o município siga livre da dengue, doença que causa sérios riscos à saúde e até mesmo a morte.
Também é recomendado o uso de repelentes, que ajuda a manter os mosquitos distantes.