A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), maior associação de municípios do Rio Grande do Sul, elegeu nesta terça-feira, 30, a sua nova diretoria que terá o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello como presidente no ano de 2024/2025. Na vice-presidência estará o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, ambos do Partido Democrático Trabalhista (PDT), seguindo o acordo pré-estabelecido na associação.
Ainda fazem parte da direção da Amzop os prefeitos de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, Alvaro Decarli prefeito de Cerro Grande, Luiz Clovis Molinari e Silva (Jaboticaba), Leonir Koche (Erval Seco); Jaime Edsson Martini (Novo Xingu), Antonio Reginaldo Ferreira da Silva (São Pedro das Missões), Valdir José Zasso (Alpestre), Paulo Duarte (Rodeio Bonito), Nelbo Appel (Pinheirinho do Vale) e Adilso Balestrin (Seberi).
Nos últimos quatro anos, conforme o acordo que vem sendo há anos seguido pela associação o partido com maior número de representantes eleitos dentro da região indica os presidentes nos quatro anos da gestão municipal. O partido com maior número de prefeitos foi o Progressistas, com isso, em 2021, o presidente escolhido foi o prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva. Já em 2022, José Alberto Panosso, prefeito de Frederico Westphalen, do MDB, esteve à frente da entidade e em 2023, chegou a vez do PT, indicar seu presidente, que foi Evandro Massing, prefeito de Palmeira das Missões. Para este ano, o cargo ficou, então com o PDT que indicou Albarello.