Com 521 casos de dengue confirmados em janeiro, o município de tenente Portela ocupa o topo da lista com o maior número de casos confirmados no Estado. Essa situação tem gerado preocupação em toda a região, uma vez que outros municípios também estão vendo o número de casos de dengue aumentar. Exemplo disso é Barra do Guarita, que já registra 278 casos confirmados em 2023. O panorama também é preocupante em Iraí (104 casos), Frederico Westphalen (90), Vista Gaúcha (83), Pinheirinho do Vale (80), Derrubadas (75), Três Passos (72) e Cerro Largo (53).
Em razão do cenário crítico, as autoridades de saúde têm se mobilizado, com medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e chicungunya. Em Tenente Portela, por exemplo, foram realizadas aplicações de inseticidas com bomba costal. Denominada Borrifação Residual Intradomiciliar, a técnica dispersa inseticida em locais estratégicos do ambiente.
As ações são coordenadas por agentes de saúde e de endemias, devidamente treinados e equipados, e devem ser intensificadas nos próximos dias. Os profissionais realizarão visitas domiciliares e, com a devida autorização dos moradores, procederão com a aplicação do inseticida.
Para reforçar a ação, integrantes do Grupo de Bombeiros Voluntários também estarão auxiliando na tarefa. Além disso, alguns bairros da cidade estão programados para receber a aplicação do fumacê, visando abranger áreas mais amplas na tentativa de conter o avanço da doença. A Administração Municipal pede para que a população contribua, autorizando a aplicação do inseticida em suas propriedades e pontos comerciais. Além disso, reforça a importância de todos fazerem a sua parte, com medidas preventivas individuais para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue.