A tarifa básica dos pedágios administrados pela ViaSul no Rio Grande do Sul será reajustada em 20% a partir desta sexta-feira (26). Com isso, o valor para automóveis, caminhonetes e furgões passa de R$ 5,50 para R$ 6,60.
O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que publicou a deliberação no Diário Oficial da União. A nova tarifa começa a ser cobrada no terceiro dia após a publicação.
Na BR-386, o aumento será aplicado nas praças de Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff. O reajuste também contempla as praças de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, na BR-290, e Três Cachoeiras, na BR-101.
Para automóveis, caminhonetes e furgões, o aumento é de R$ 1,10 por passagem. As motocicletas passam a pagar R$ 3,30, ante os R$ 2,75 cobrados anteriormente. Já caminhões e ônibus continuam com tarifas proporcionais ao número de eixos.
O valor de R$ 5,50 estava em vigor desde fevereiro de 2024, quando houve uma redução de R$ 0,30 na tarifa praticada pela concessionária.
Segundo a ANTT, a revisão considera a recomposição de 7,97% referente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de outros fatores previstos no contrato de concessão e ajustes relacionados ao equilíbrio econômico-financeiro.
A ViaSul é responsável pela administração de trechos das rodovias BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448, realizando serviços de manutenção, atendimento aos usuários, além das obras e investimentos previstos no contrato de concessão.
Automóveis, caminhonetes e furgões: R$ 6,60
Motocicletas: R$ 3,30
Caminhões e ônibus (2 eixos): R$ 13,20
Veículos de 3 eixos: R$ 19,80
Veículos de 4 eixos: R$ 26,40
Veículos de 5 eixos: R$ 33,00
Veículos de 6 eixos: R$ 39,60