Trânsito Fiscalização
DNIT confirma instalação de dois novos redutores eletrônicos na BR-468, em Palmeira das Missões
Equipamentos serão instalados nas proximidades do Trevão e devem entrar em operação a partir de agosto, após homologação e conclusão das etapas técnicas
25/06/2026 14h39 Atualizada há 3 horas
Por: Redação GV
Divulgação / Rádio Palmeira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou a instalação de dois novos redutores eletrônicos de velocidade na BR-468, em Palmeira das Missões. A informação foi repassada à reportagem da Rádio Palmeira após solicitação encaminhada ao órgão federal.

Os equipamentos serão implantados nas proximidades do Trevão de Palmeira das Missões, um dos principais entroncamentos rodoviários do Norte do Rio Grande do Sul, responsável pela ligação entre importantes rodovias e pelo intenso fluxo diário de veículos leves e pesados.

De acordo com o DNIT, os Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV) serão instalados nos quilômetros 3,710 e 3,940 da BR-468. A iniciativa busca reforçar a segurança viária, reduzir os riscos de acidentes e promover maior controle da velocidade em um dos trechos mais movimentados do município.

Conforme o órgão, a implantação segue os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 43/2021, que prevê a realização de estudos de viabilidade, análises de segurança no trânsito, adequação da sinalização e aferição metrológica dos equipamentos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente, os controladores estão em fase de instalação. O DNIT informou que a autorização para implantação foi emitida em maio de 2026 e que os equipamentos deverão entrar em funcionamento durante o mês de agosto, após a conclusão de todas as etapas técnicas exigidas.

O órgão ressalta que os redutores só poderão registrar infrações depois da homologação dos sistemas, da conclusão da sinalização e da realização dos procedimentos obrigatórios de aferição, garantindo a conformidade e a confiabilidade da fiscalização eletrônica.

Além disso, os motoristas poderão consultar informações sobre os equipamentos e os estudos técnicos que fundamentaram a instalação por meio do Portal de Multas do DNIT.

A implantação dos novos redutores atende às demandas relacionadas à segurança no trânsito e busca proporcionar maior proteção aos usuários da rodovia, especialmente em uma área estratégica para a mobilidade regional.

*Com informações de Rádio Palmeira

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp