Entre os dias 8 e 11 de junho, a equipe de saúde do município de Pinhal realizou uma série de atividades nas escolas municipais e na escola estadual por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa que busca integrar saúde e educação no cuidado com crianças e adolescentes.
O objetivo é incentivar as crianças de forma lúdica a terem hábitos saudáveis, cuidar da saúde e serem multiplicadores de informação.
Durante as ações, foram desenvolvidas atividades educativas e avaliações com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, reforçando a importância do cuidado desde a infância e adolescência.
Entre os temas trabalhados com os estudantes estiveram alimentação saudável, incentivando hábitos alimentares adequados e a importância de uma boa nutrição; saúde mental, abordando o cuidado com as emoções, autoestima e bem-estar; e prevenção e cuidados com a dengue, orientando sobre medidas preventivas e combate ao mosquito transmissor.
Na área de saúde bucal, os estudantes receberam orientações sobre higiene oral, cuidados com os dentes, prevenção de cáries e a importância da escovação correta, incentivando hábitos saudáveis desde a infância. A saúde bucal é uma das ações previstas dentro do Programa Saúde na Escola e contribui diretamente para a prevenção e o bem-estar dos alunos.
Além das atividades educativas, a equipe também realizou verificação das cadernetas de vacinação, orientações sobre imunização, teste de acuidade visual (teste ocular) e acompanhamento preventivo da saúde dos alunos.
A Administração Municipal de Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com as escolas, reforça com essas ações o compromisso com a promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado integral com os estudantes, fortalecendo a construção de hábitos saudáveis e qualidade de vida dentro do ambiente escolar.