Um dia especial para marcar na história. A Escola Estadual Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões, conquistou um prêmio durante a terceira edição da Semana Maria da Penha nas Escolas, realizada em Porto Alegre.
Com o projeto sobre violência contra a mulher intitulado “Retratos”, apresentado pelos alunos Elisiane Casarin e Iarle Silveira Rocha, a Escola foi campeã na categoria Tecnologia. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão formada por membros da Seduc e do EmFrente, Mulher.
A estudante Elisiane Casarin, comenta que foi muito importante a participação da instituição na 3° Semana Maria da Penha nas Escolas. “Conquistar o prêmio nos motiva a ir cada vez mais em busca de conhecimento, e realizar novos projetos. Ficamos muito felizes em participar e apresentar os trabalhos desenvolvidos na escola”, disse.
O objetivo do trabalho, segundo a coordenadora do projeto, Gabriela Cornelli dos Santos, é retratar a violência doméstica em produções poéticas dos estudantes, propondo reflexões e mudanças no comportamento social. Os poemas selecionados tiveram suas cenas fotografadas, tornando a poesia ainda mais viva. A fotos compuseram um vídeo de cada poesia, com a declamação na voz dos alunos, e foram apresentados nas redes sociais da escola.
“Procurei estimular nossos professores para a aprendizagem baseada em projetos. Elaborei o projeto "Retratos" e busquei professores que pudessem executar as ações na sala de aula. Foi um trabalho coletivo, onde professores e alunos dos Anos Finas e Ensino Médio se envolveram na criação do poema, na sua declamação, no momento de tirar as fotos, e na elaboração do vídeo final. Quando a equipe se envolve num objetivo comum, os resultados são positivos”, contou.
Para a professora Lurdes Barbieri dos Santos, “conquistar o prêmio é muito gratificante para toda a comunidade escolar, pois são muitos os envolvidos. Cada um dentro de suas potencialidades no caso da escrita dos poemas, das fotos, da montagem dos vídeos. Nossa escola está de parabéns e tudo isso nos incentiva para realizarmos novos projetos e mostrar que somos capazes”, destacou.
A coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, Jogelci do Carmo, parabeniza a Escola pela conquista e destaca a importância da iniciativa que visa valorizar os projetos e ações realizados nas escolas, sobretudo por promoverem o combate à violência contra a mulher, conscientizando alunos e professores sobre a importância de cuidar e proteger às mulheres na sociedade.