A juventude de Jaboticaba tem motivos para se orgulhar. Os estudantes Alef Cainã Bueno e Lara Gandin, da Escola Estadual Padre Francisco Goettler, foram escolhidos para integrar o Conselho de Participação Estudantil (CPE) da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que representa 76 escolas da região. Eles se unem aos colegas Murilo dos Santos da Silva e Alessandro Mendes Colussi, da Escola Carimela Pugliese Bastos, de Palmeira das Missões, para atuar como líderes regionais em 2025.
A escolha reforça a representatividade dos jovens jaboticabenses em um espaço estratégico de diálogo e transformação dentro da rede estadual de ensino. Os quatro estudantes terão a missão de representar seus colegas, promover ações e compartilhar experiências com outros líderes de diversas regiões do Estado. Mais do que uma função institucional, a participação no CPE significa dar voz à juventude e contribuir com propostas para uma escola mais democrática, inclusiva e participativa.
Segundo o coordenador da 20ª CRE, João Souza, o protagonismo estudantil é uma das diretrizes da Secretaria Estadual da Educação. “A atuação desses jovens demonstra que, quando se oferece espaço e incentivo, a escola se torna um ambiente mais inclusivo, participativo e preparado para os estudantes enfrentarem os desafios do futuro”, afirmou.
A estudante Lara Gandin, de 17 anos, destaca o impacto pessoal da iniciativa. “Ser um representante do conselho estudantil regional é se comprometer, ouvir as pessoas e buscar transformar ideias em ações. É representar os estudantes com seriedade, em busca de uma escola mais participativa”, disse.
Para Murilo dos Santos da Silva, de 14 anos, ser líder é também ser ouvinte e agente de mudança. “Como líderes jovens, queremos ouvir a voz dos estudantes para juntos construirmos uma escola melhor para todos. Queremos fazer a diferença”, completou.
O Conselho de Participação Estudantil é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul que reúne representantes de todas as escolas estaduais em nível local, regional e estadual, estimulando o espírito de liderança, cidadania e colaboração entre os estudantes.
A presença dos jovens jaboticabenses nessa instância de participação reforça a força da comunidade escolar do município e valoriza a atuação da Escola Padre Francisco Goettler, que tem se destacado como incentivadora do protagonismo estudantil na região.