No mês de abril, chegou ao conhecimento da Delegacia de Polícia que vários cachorros teriam sido encontrados mortos e com sinais de envenenamento, em vários locais da cidade. Na segunda-feira (21), foram encontrados cinco cachorros mortos no interior do Cemitério Municipal, sendo que, além destes, três estariam desaparecidos. Ainda, foram encontrados outros dois cachorros mortos, sendo um em frente a AABB e outro no pátio da residência do lado. Ainda, na terça-feira (22), teve registro policial noticiando envenenamento de três cachorros que estavam no pátio de uma residência. Posteriormente, foram registradas ocorrências policiais envolvendo outras situações de envenenamento envolvendo cães e gatos.
Como já referido, tão logo se tomou conhecimento dos fatos, já foram iniciadas diligências investigativas para a completa elucidação do fato, com a identificação das pessoas envolvidas nas situações noticiadas ao Órgão Policial. Até o momento, foram inquiridas algumas pessoas para prestarem informações acerca dos fatos, foram realizados levantamento fotográficos, materiais arrecadados foram encaminhados para perícia no IGP/POA, algumas imagens estão sendo analisadas, dentre outras diligências que surgem no decorrer do procedimento de investigação.
Ainda, objetivando conscientizar a população acerca do crime, na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil realizou visitas de fiscalização e de orientação em 12 (doze) estabelecimentos comerciais na Cidade, alertando sobre os fatos e entregando material de divulgação do Abril laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais.
A Polícia Civil alerta que maus tratos e envenenamento de cães e gatos configura crime de crueldade contra os animais, com pena de reclusão de 02 (dois) a (05) cinco anos e multa. Alertamos que a população pode repassar informações acerca de tais fatos à Polícia Civil, por meio dos números de telefone 55 98416-2699 e 55 98428-8661, sendo mantido sigilo da informação!