O começo oficial da campanha de vacinação contra a gripe influenza inicia nesta segunda-feira, 7 de abril, em grande parte das cidades do Rio Grande do Sul. Nesta primeira etapa de aplicação de vacinas, o foco será nos grupos prioritários, selecionados pelo risco de agravamento ou de maior exposição ao vírus. No Estado, este grupo soma mais de 5,3 milhões de pessoas.
Uma das novidades da campanha deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses grupos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).
Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp