A seca, que já causa impactos significativos na região e no estado, também afeta o município de Jaboticaba. As lavouras enfrentam grandes prejuízos, com queda na produtividade e dificuldades no desenvolvimento das plantações. Além disso, a pecuária leiteira e de corte sofre com a degradação das pastagens nativas e cultivadas.
A escassez de água se agrava, levando à redução dos níveis de rios e reservatórios, com muitos açudes completamente secos. Em algumas localidades, a situação é ainda mais crítica, comprometendo até mesmo o abastecimento de água para consumo humano, sendo necessário o uso de caminhão pipa para abastecer essas propriedades.
Diante desse cenário, dos impactos hídricos e econômicos, a Defesa Civil de Jaboticaba está realizando levantamentos para decretar situação de emergência. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jairo Aires, a medida será oficializada na próxima semana, considerando a gravidade da situação e a necessidade de ações emergenciais para minimizar os impactos da seca.
A Administração Municipal está prestando todo o suporte para minimizar os impactos da estiagem e atender a população que necessita de auxílio. Além disso, reforça o pedido de compreensão e colaboração de todos para economizar água, tanto na cidade quanto no interior, devido à redução dos níveis dos reservatórios e ao esgotamento de algumas fontes.