Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 27°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Liminar da Justiça adia em uma semana início das aulas na rede estadual devido ao forte calor no RS

Governo diz que irá recorrer.

Redação GV
Por: Redação GV Fonte: GZH
09/02/2025 às 16h52
Liminar da Justiça adia em uma semana início das aulas na rede estadual devido ao forte calor no RS
Michel Corvello

O Tribunal de Justiça (TJ) atendeu a pedido do Cpers e concedeu liminar adiando o início das aulas na rede estadual devido ao calor intenso que atinge o Rio Grande do Sul. A decisão, proferida neste domingo (9), é da desembargadora Lucia de Fátima Cerveira.

De acordo com a liminar, as aulas — que deveriam ter início nesta segunda-feira (10) — começarão no dia 17 de fevereiro. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Procurado, o governo do Estado informou que a Procuradoria-Geral do Estado "estuda a decisão e elabora o recurso cabível"

"De fato, conforme vem sendo amplamente divulgado em todos os meios de comunicação, o Estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando forte onda de calor, com alta histórica de temperatura, ultrapassando os 40°. Em razão da situação exposta, as empresas de meteorologia vêm emitindo alertas a respeito das condições perigosas e extremas para o Estado", diz trecho da decisão.

Continua após a publicidade
Anúncio

A rede estadual de ensino conta com cerca de 700 mil alunos. 

Na sexta (7), o governo do Estado havia negado o pedido do sindicato. Na ocasião, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que seguiria monitorando os alertas de calor e as orientações emitidas pela Defesa Civil Estadual.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o Cpers, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul conta com mais de 2.320 escolas e um total de mais de 100 mil profissionais, incluindo professores, orientadores e monitores.

Onda de calor no RS

calorão que atua sobre o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro deve continuar forte nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a onda de calor deve persistir influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do Estado, pelo menos, até a quarta-feira (12).

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas em Porto Alegre podem chegar aos 40°C. O mesmo é esperado para cidades da Fronteira Oeste e da Campanha.

Não é descartado que recordes de calor sejam superados. Na última terça-feira (4), o Estado registrou a maior temperatura desde o início das medições, em 1910 — a marca foi de 43,8°C em Quaraí, na Fronteira Oeste.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias