Sábado, 19 de Abril de 2025
16°C 25°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Operação Alto Luxo prende criminosos por roubo de veículos de alto valor em Frederico Westphalen e Seberi

O objetivo é desmantelar uma organização criminosa especializada no roubo, adulteração e comercialização de camionetes de alto valor

Redação GV
Por: Redação GV
27/01/2025 às 18h45
Operação Alto Luxo prende criminosos por roubo de veículos de alto valor em Frederico Westphalen e Seberi
Divulgação PC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRV/Deic), deflagrou nesta segunda-feira, 27, a Operação Alto Luxo. O objetivo é desmantelar uma organização criminosa especializada no roubo, adulteração e comercialização de camionetes de alto valor como Mitsubishi L200 e Toyota Hilux, os principais alvos dos criminosos.

Após seis meses de investigação, as ações ocorreram nas cidades de Frederico Westphalen, Seberi, São Leopoldo e Canoas, entre mandados de busca e apreensão e de prisão. Até o momento, seis pessoas foram presas, sendo um no município de Seberi e dois em Frederico Westphalen.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o Delegado Luis Firmino, as investigações revelaram que o grupo utilizava equipamentos eletrônicos avançados para acessar e ligar os veículos. Em média, os criminosos levavam menos de 30 segundos para desbloquear e dar partida nas camionetes. Após o furto, os veículos eram levados para galpões ou oficinas clandestinas, onde tinham suas placas de identificação adulteradas.

Posteriormente, as camionetes eram revendidas no mercado paralelo, muitas vezes por meio de plataformas digitais, com preços atrativos para atrair compradores desavisados. “Esses criminosos têm um conhecimento técnico impressionante e utilizam ferramentas modernas para acessar veículos de luxo em tempo recorde”, destacou Firmino.

Continua após a publicidade
Anúncio

– A operação de hoje é um grande passo para desarticular essa associação e impedir que seus crimes continuem gerando prejuízos milionários –, completou o Delegado João Paulo de Abreu, diretor da Divisão de Investigações Criminais do Deic. Estima-se que o esquema criminoso tenha causado prejuízos superiores a 2 milhões de reais. Na ação policial, também foram apreendidos equipamentos eletrônicos utilizados pelos criminosos.

As autoridades seguem investigando a fim de identificar outros possíveis integrantes do grupo e compradores que, mesmo de forma inadvertida, adquiriram veículos adulterados. A Polícia Civil reforça a importância de verificar a procedência dos veículos antes da compra e alerta sobre ofertas com preços muito abaixo do mercado.

Continua após a publicidade
Anúncio

A operação “Alto Luxo” é mais uma ação da Polícia Civil gaúcha para combater o crime organizado e reduzir os índices de roubo de veículos em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias