A chuva voltou a atingir o Sul do Brasil nesta semana, impulsionada por uma massa de ar quente e o aumento gradual da umidade atmosférica, favorecendo a formação de instabilidades típicas do verão. Nesta terça-feira, 14, pancadas de chuva e temporais isolados ocorreram em áreas do Noroeste gaúcho, como Cruz Alta, Santa Rosa, São Borja e Palmeira das Missões.
A estação meteorológica de Palmeira das Missões registrou impressionantes 48 mm de chuva em apenas uma hora, acumulando 49 mm até o início da noite. Outras localidades também apresentaram volumes expressivos.
Além das precipitações, houve relatos de temporais isolados com vento forte e granizo em cidades como Ibirubá (RS) e Chapecó (SC).
Previsão para os próximos dias
Nesta quarta-feira, 15, o calor e a umidade seguem influenciando a formação de nuvens carregadas, com previsão de pancadas de chuva da tarde para a noite, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul, incluindo regiões do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra. Setores do Centro, Oeste e vales do Estado também podem registrar precipitações isoladas.
Na quinta-feira, a instabilidade deve se espalhar, alcançando áreas do Oeste e do Sul gaúcho. Já na sexta, são esperadas chuvas de verão em grande parte do Estado.
O fim de semana promete maior abrangência e volumes de chuva, com precipitações concentradas nas tardes e noites. A tendência de instabilidade continuará até o início da próxima semana, com alta probabilidade de temporais isolados, incluindo vendavais e granizo.