Sexta, 11 de Abril de 2025
12°C 25°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Jovem Jaboticabense faz intercâmbio na universidade Harvard dos EUA

Rafael Donassolo, de 28 anos, é estudante visitante na instituição de ensino considerada a melhor do mundo.

Gilvan Vargas
Por: Gilvan Vargas Fonte: Portal GV
14/01/2025 às 17h28 Atualizada em 20/01/2025 às 07h22
Jovem Jaboticabense faz intercâmbio na universidade Harvard dos EUA

O jovem Jaboticabense, Rafael Donassolo, de 28 anos, está fazendo um intercâmbio na Harvard School of Public Health, considerada a melhor instituição de ensino do mundo, na cidade de Boston nos EUA. 

Rafael residiu até os 17 anos na Linha São Luiz, com seus pais, Celso e Fátima, que trabalham como agricultores e residem até hoje na localidade. Quando acabou o ensino médio no município, o jovem passou no vestibular e decidiu se mudar para Pelotas, no Sul do Estado, para realizar o sonho de cursar biotecnologia na Universidade Federal de Pelotas, onde se formou em 2018. Após a graduação, fez seu mestrado na área de desenvolvimento de vacinas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Quando finalizou o mestrado, Rafael teve a oportunidade de ter uma bolsa para trabalhar no estudo do Coronavírus e se mudou para Curitiba, no Paraná. Após um ano na cidade, iniciou o doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o qual está no último ano, desenvolvendo pesquisas voltadas a compreender melhor a malária, focadas em desenvolver ferramentas para a produção de vacinas.

No ano passado, ele se inscreveu e foi contemplado por um programa de bolsas do Governo Federal chamado Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), que disponibiliza auxílio para estudantes desenvolverem sua pesquisa no exterior, onde, por meio do programa, Rafael atualmente é estudante visitante da Harvard.

Continua após a publicidade
Anúncio

"A experiência está sendo muito boa, já que estou sendo capaz de aprender diversas novas metodologias que posso usar no meu projeto que desenvolvo no Brasil e aperfeiçoar minha carreira." Além disso, estou tendo a possibilidade de vivenciar diversas experiências culturais, como aprender uma nova língua, conviver com pessoas de diversas partes do mundo, viajar e até mesmo presenciar as temperaturas que já chegaram a −20 ° C este mês", disse o estudante.

Rafael destaca que durante sua trajetória teve muito suporte da família, que sempre o apoiou em todas as suas decisões, e ressalta ainda que, desde o início da sua educação, pôde contar com professores e profissionais excelentes que sem dúvida também foram os responsáveis para que ele chegasse até onde chegou.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Tenho muito a agradecer a cada um, e aproveito para desejar a todos os jovens que nunca desistam da educação, aproveitem todas as oportunidades que surgirem e tenham muita persistência, pois só assim conseguirão êxito em suas carreiras", destacou Rafael. 

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias