Na última terça-feira, dia 07, foi iniciada a construção de uma nova ponte em Pinhal na divisa com o município de Jaboticaba na localidade da Linha Baixo Xaxim, interior do Município.
A necessidade de construção deu-se após a ponte existente ter sido destruída pela enchente de maio de 2024, isolando o acesso entre as comunidades dos municípios de Pinhal, Jaboticaba e também Seberi pelo trajeto que a ponte oportunizava, criando uma necessidade de deslocamento por outras vias para chegar até as famílias que residem nas proximidades deste local.
Os recursos aplicados foram conquistados através da coordenadoria municipal de defesa civil de Pinhal junto ao Ministério da Integração num montante de R$ 571.200,00 (quinhentos e setenta e um mil e duzentos reais) e terá a contrapartida do Município de Pinhal para a finalização das obras das cabeceiras. A ponte terá uma dimensão de 14 metros de cumprimento, por 06 metros de largura e 06 metros de altura e oferecerá maior segurança para o deslocamento de pedestres e diminuirá distâncias para o abastecimento das famílias e escoação da produção.
Éderson Granella, coordenador municipal de Defesa Civil de Pinhal frisa que: “A enchente de maio causou muitos danos estruturais, econômicos e sociais, foi um momento muito difícil para o Rio Grande do Sul, mas, com a união das forças vivas aos poucos vamos reerguendo nosso estado e diminuindo os impactos causados na vida das pessoas. A ponte estará pronta nos próximos meses e aproximará novamente as pessoas dando maior comodidade e segurança a todos que dela necessitarem. diminuirá distâncias para as famílias se visitarem e receberem o carinho dos amigos com maior frequência.”
O prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro destaca a importância da obra não apenas internamente no Município, mas também por se tratar de uma ligação com outros municípios, salientando que a Administração Municipal não mediu esforços para a conquista do recurso e também a destinação da contrapartida.