O Comando Ambiental, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou na sexta-feira, 10, uma rota de fiscalizações em dois municípios da região, como parte da Operação Piracema, reforçando o combate à pesca predatória e demais crimes ambientais durante o período de defeso.
Em Rodeio Bonito, a guarnição do Grupamento de Polícia Ambiental de Frederico Westphalen realizou patrulhamento nas margens do rio Pinhal, próximo ao ponto de encontro com o rio da Várzea. Foram apreendidos 175 metros de redes de malhas predatórias (malhas de 80 e 100 mm) encontradas armazenadas em bolsas na barranca do rio, além de dois remos de madeira e uma armadilha para captura de roedores de grande porte. Todo o material será destruído e não foi identificado o responsável pelos itens no momento da fiscalização.
No município de Nonoai, a equipe do Grupamento de Polícia Ambiental realizou patrulhamento aquático no lago da barragem da usina hidrelétrica Foz de Chapecó, localizada na bacia hidrográfica do rio Uruguai, abrangendo áreas de divisa entre os estados do RS e SC. Durante a ação, foram retirados aproximadamente 385 metros de redes de malha predatória inseridas ilegalmente no ambiente aquático. Todo o material foi apreendido e será destinado à destruição. Além disso, foi realizado patrulhamento ostensivo e preventivo motorizado ao longo das margens do lago.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça seu compromisso com a proteção da ictiofauna, intensificando as ações de fiscalização durante a Piracema, período essencial para a reprodução e desova dos peixes. O período de defeso seguirá até 31 de janeiro.