O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira, 11, a plataforma Tudo Fácil Empresas (TFE), em 15 municípios gaúchos, sendo esse o último lote de 2024. O projeto da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem o objetivo de facilitar a abertura e a formalização de empresas de baixo risco, de forma totalmente gratuita, sem burocracia e em até 10 minutos.
A cerimônia, com a presença do governador Eduardo Leite, ocorreu no Palácio Piratini, e entre os 15 novos municípios contemplados, da região está Rodeio Bonito, que foi representado pela vice-prefeita, Márcia Beatriz Vedana, e a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Cristiane Mello.
A plataforma Tudo Fácil Empresas também disponibiliza para o empreendedor gaúcho toda a documentação necessária para iniciar seus negócios, como a dispensa dos licenciamentos, inscrição municipal e estadual e análise de endereçamento, em até 10 minutos.
Segundo Cristiane Mello, essa funcionalidade ajuda a simplificar os processos, além de ampliar o acesso dos empreendedores a serviços de formalização. Representa o fortalecimento do empreendedorismo no Estado e no município, oferecendo rapidez e praticidade para aqueles que desejam iniciar suas atividades empresariais.
Na cerimônia, o governador disse que, além de contar com essa ferramenta que permite a abertura de empresas de forma mais célere, o Rio Grande do Sul é o Estado tricampeão em serviços digitais ofertados aos cidadãos e que possui o maior número de atividades dispensadas de licenciamentos. "Com o Tudo Fácil Empresas, temos a certeza de que estamos em um bom caminho e vamos continuar propiciando um ambiente de negócios favorável no Estado”, afirmou.
Além de Rodeio Bonito, já contam com a plataforma na região Noroeste do Estado os municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.