O Governo do Estado do Rio Grande do Sul promoveu na quinta-feira (5/12), a entrega do Selo Município Amigo da Vacina, que valoriza as estratégias de imunização adotadas pelas prefeituras em todo o Estado. A iniciativa da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRS), certifica os municípios do Rio Grande do Sul que atingiram as metas de coberturas vacinais em três vacinas do calendário básico.
“Vacinas salvam vidas, muito obrigado por lutarem pela saúde e estarem ao lado da ciência e de quem trabalha para desenvolver as vacinas como instrumento que protege não só quem as recebe, mas também a das pessoas à sua volta. O Rio Grande do Sul defende a vacina, a ciência, e tem aqui uma demonstração clara do engajamento da nossa sociedade, a partir dos municípios. Vocês fazem acontecer na ponta toda a nossa política de imunização. Por isso, fazemos questão de valorizar aqueles que colocam uma energia adicional para fazer com que se estenda a cobertura vacinal da nossa população”, afirmou o governador Eduardo Leite que participou da solenidade.
O Município de Pinhal ficou entre os 139 municípios do Estado que receberam selo ouro por alcançarem o nível máximo na meta de vacinação. A notícia foi comemorada pela Secretaria Municipal da Saúde e servidores da área. O prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro parabenizou o empenho de todos e destacou a importância da consciência da população em participar das campanhas de vacinação visando sempre a prevenção.
A premiação, realizada no auditório do MPRS, em Porto Alegre, considerou a aplicação das vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV. Cada tipo representou uma categoria – baby, dente de leite e teens, respectivamente – com uma meta a ser atingida na cobertura vacinal em 2023 em suas respectivas faixas etárias (veja abaixo). E os selos foram divididos, conforme o número de categorias em que a meta tenha sido batida, em Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas) e Bronze (uma).
Entre os 497 municípios, 139 receberam o Selo Ouro, por alcançarem a meta nas três vacinas. Outras 129 cidades cumpriram o índice estabelecido em dois tipos de imunizante e ficaram com o selo Prata, e 149 levaram o Bronze por baterem a meta em ao menos uma das categorias.
As categorias somam 417 cidades que atingiram a meta de aplicação de pelo menos um dos três imunizantes enlencados no Selo Município Amigo da Vacina. Na solenidade, representantes de 16 cidades, um de cada coordenadoria regional de saúde, receberam os certificados em mãos, simbolizando a entrega a todos os agraciados.