O governo do Rio Grande do Sul inicia nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Motoristas que optarem pela quitação até o dia 30 de dezembro poderão aproveitar descontos de até 28,13% para pessoas físicas, considerando os benefícios do programa Bom Motorista e Bom Cidadão, além da redução pela antecipação do pagamento.
Os descontos para pessoas jurídicas chegam a 10,16% no pagamento antecipado até 30 de dezembro.
Além disso, o programa Bom Motorista oferece descontos para condutores sem infrações de trânsito:
O programa Bom Cidadão, vinculado à Nota Fiscal Gaúcha, oferece descontos de até 5% para quem tiver solicitado 150 ou mais notas fiscais no período entre 1º de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024.
Os motoristas também podem optar por parcelar o IPVA em até seis vezes sem juros, com a primeira parcela vencendo em 31 de janeiro de 2025. Quem parcelar nos meses iniciais do ano ainda terá descontos de 6%, 3% e 1%, nas parcelas de janeiro, fevereiro e março, respectivamente.
Já o prazo final para pagamento único, sem descontos por antecipação, é 30 de abril de 2025. Neste ano, não há escalonamento por número de final de placa.
O imposto pode ser pago de forma prática via Pix, acessando o QR Code no site do Detran, no site da Receita Estadual ou pelo aplicativo IPVA disponível nas lojas App Store e Google Play. Também é possível quitar o tributo em bancos credenciados (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Banco do Brasil, Sicoob e Caixa Econômica Federal), bastando informar a placa e o RENAVAM.
Os valores do IPVA 2025 já estão disponíveis para consulta no site do Detran-RS. A expectativa é de que o imposto seja aplicado a mais de 7,7 milhões de veículos registrados no estado.
Motoristas que desejam aproveitar os benefícios devem organizar o pagamento o quanto antes para garantir o máximo de descontos.