O pesquisador Gerson Antonio Barbosa Borges, natural de Boa Vista das Missões, está participando da COP29, a Conferência do Clima da ONU, realizada em Baku, Azerbaijão. A cúpula, que reúne representantes de 198 países, teve início em 11 de novembro e segue até o dia 22, sendo o principal fórum internacional para negociações climáticas. Nesta edição, os participantes discutirão, entre outros temas, a aprovação de regras para um mercado global de carbono sob o Acordo de Paris.
Formado em História pela URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Borges se especializou em Economia e Desenvolvimento Agrário pela UFES e concluiu seu mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela UNESP. Atualmente residindo em Santa Cruz do Sul, o pesquisador está finalizando seu doutorado em Geografia (UNESP), onde investiga temas como movimentos socioterritoriais, agricultura sustentável, sistemas alimentares e mudanças climáticas.
Além de seu trabalho acadêmico, Borges atua como consultor técnico em um projeto da FIOCRUZ em parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo e colabora com movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Via Campesina. Ele ressalta que sua motivação para participar da COP29 está profundamente conectada à sua pesquisa e aos temas de sustentabilidade e justiça social. “Minha participação é uma oportunidade de fortalecer parcerias e compartilhar experiências com organizações e profissionais comprometidos com os mesmos desafios”, afirmou Borges.
A presença de Borges na COP29 representa não apenas a URI, onde iniciou sua trajetória acadêmica, mas também o compromisso brasileiro com a construção de soluções para as questões climáticas globais.