O prefeito reeleito de Forquilhinha (SC), José Cláudio Gonçalves (PSD), conhecido como "Neguinho", foi afastado do cargo na manhã desta terça-feira, 15, após a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrar a terceira fase da Operação Maktub. Além dele, outros três servidores da prefeitura também foram afastados, todos suspeitos de envolvimento em irregularidades em licitações.
A operação teve desdobramentos em uma empresa localizada em Frederico Westphalen (RS), onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, embora não tenham sido realizadas prisões na cidade. No total, em diversas localidades, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva.
Segundo o delegado Marcus Vinicius Fraile, da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR/DEIC) de Santa Catarina, a Operação Maktub investiga fraudes em uma licitação voltada para a construção e cobertura do ginásio anexo a uma escola no bairro Santa Líbera, em Forquilhinha. Além disso, há suspeitas de irregularidades na contratação de uma empresa para a execução de um aterro no mesmo local.
Outra investigação apura uma possível fraude em documentos relacionados ao pagamento de parte de uma obra destinada à construção de um memorial em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra natural de Forquilhinha e fundadora da Pastoral da Criança, que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.
Também foi expedida uma ordem judicial para o sequestro de bens e valores, totalizando R$ 1,7 milhão, com o objetivo de reparar os danos causados ao município de Forquilhinha.
Os trabalhos desta terça-feira, 15, foram coordenados pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR/DEIC), com apoio da CECOR, das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª DECOR, das Delegacias da DEIC, das DICs de Criciúma (SC) e Caçador (SC), e da Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen (RS).
Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp