Sexta, 11 de Abril de 2025
13°C 27°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Município de Pinhal participa do 1º Epreisul com projeto pioneiro para escola em tempo integral

Pinhal destaca projeto de integração entre gerações no 1º Epreisul

Redação GV
Por: Redação GV
15/10/2024 às 16h13
Município de Pinhal participa do 1º Epreisul com projeto pioneiro para escola em tempo integral

Uma comitiva do Município de Pinhal, liderada pela secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Andrieli Vanni de Arruda, participou do 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul (Epreisul). O evento foi realizado em Chapecó, na região oeste de Santa Catarina.

Pinhal apresentou a temática “Município de Pinhal Aproxima Gerações Através do Programa Escola em Tempo Integral”, desenvolvida pelas professoras Ana Cristina Barcarolo, Andrieli Vanni de Arruda, Grasiela Sperafico, Marilaine Pazini e Joice Belini. O projeto foi muito bem recebido no evento, gerando uma repercussão positiva, com diversos municípios manifestando interesse em implementar iniciativas semelhantes a partir do próximo ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Para nós, é muito gratificante participar de um evento dessa magnitude, abrangendo toda a região sul do Brasil, e perceber uma aceitação tão positiva para essa iniciativa”, afirmou a secretária Andrieli.

Continua após a publicidade
Anúncio

O que é o projeto?

A partir do ano letivo de 2024, a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Benjamin Rosato, em Pinhal-RS, passou a atender as turmas de Pré A com a nova proposta de Escola em Tempo Integral. São duas turmas, com um total de 28 alunos e dois docentes. Os alunos participam de três oficinas diárias, três vezes por semana.

Continua após a publicidade
Anúncio

Uma das oficinas semanais, intitulada “Vovô vai à escola”, conta com a participação do Grupo Municipal da Terceira Idade Reviver. O objetivo principal dessa oficina é permitir que as crianças conheçam as histórias e vivências da infância de pessoas mais velhas, que cresceram em realidades muito diferentes das atuais, tanto em termos de educação familiar e escolar quanto nas brincadeiras. A oficina promove uma rica troca de experiências entre crianças e idosos, resgatando atividades realizadas pela geração dos avós.

As professoras Marilaine Pazini e Joice Belini relatam que os encontros são marcados pela curiosidade dos alunos, que fazem inúmeros questionamentos. O entusiasmo dos avós ao compartilhar suas histórias é visível, e a interação entre as gerações é repleta de carinho, com olhares afetuosos, abraços e cartinhas trocadas entre as crianças e os avós.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo idealizou essa oficina com muito carinho, acreditando que o Programa Escola em Tempo Integral tem o poder de transformar a vida das crianças e da comunidade. As crianças participam ativamente das ações, permanecendo mais tempo na escola, o que promove um aprendizado mais abrangente, desenvolvendo suas potencialidades e protagonismo e ampliando sua formação humana.

O projeto está apenas no início, mas já mostra grande potencial para fazer uma diferença significativa na vida das crianças e dos idosos envolvidos.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias