Uma comitiva do Município de Pinhal, liderada pela secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Andrieli Vanni de Arruda, participou do 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul (Epreisul). O evento foi realizado em Chapecó, na região oeste de Santa Catarina.
Pinhal apresentou a temática “Município de Pinhal Aproxima Gerações Através do Programa Escola em Tempo Integral”, desenvolvida pelas professoras Ana Cristina Barcarolo, Andrieli Vanni de Arruda, Grasiela Sperafico, Marilaine Pazini e Joice Belini. O projeto foi muito bem recebido no evento, gerando uma repercussão positiva, com diversos municípios manifestando interesse em implementar iniciativas semelhantes a partir do próximo ano.
“Para nós, é muito gratificante participar de um evento dessa magnitude, abrangendo toda a região sul do Brasil, e perceber uma aceitação tão positiva para essa iniciativa”, afirmou a secretária Andrieli.
O que é o projeto?
A partir do ano letivo de 2024, a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Benjamin Rosato, em Pinhal-RS, passou a atender as turmas de Pré A com a nova proposta de Escola em Tempo Integral. São duas turmas, com um total de 28 alunos e dois docentes. Os alunos participam de três oficinas diárias, três vezes por semana.
Uma das oficinas semanais, intitulada “Vovô vai à escola”, conta com a participação do Grupo Municipal da Terceira Idade Reviver. O objetivo principal dessa oficina é permitir que as crianças conheçam as histórias e vivências da infância de pessoas mais velhas, que cresceram em realidades muito diferentes das atuais, tanto em termos de educação familiar e escolar quanto nas brincadeiras. A oficina promove uma rica troca de experiências entre crianças e idosos, resgatando atividades realizadas pela geração dos avós.
As professoras Marilaine Pazini e Joice Belini relatam que os encontros são marcados pela curiosidade dos alunos, que fazem inúmeros questionamentos. O entusiasmo dos avós ao compartilhar suas histórias é visível, e a interação entre as gerações é repleta de carinho, com olhares afetuosos, abraços e cartinhas trocadas entre as crianças e os avós.
A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo idealizou essa oficina com muito carinho, acreditando que o Programa Escola em Tempo Integral tem o poder de transformar a vida das crianças e da comunidade. As crianças participam ativamente das ações, permanecendo mais tempo na escola, o que promove um aprendizado mais abrangente, desenvolvendo suas potencialidades e protagonismo e ampliando sua formação humana.
O projeto está apenas no início, mas já mostra grande potencial para fazer uma diferença significativa na vida das crianças e dos idosos envolvidos.