A Brigada Militar (BM), por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou na quarta-feira, 25, uma operação que flagrou a destruição de vegetação nativa em uma área de preservação permanente (APP) no interior de Erval Seco. A ação foi motivada por uma denúncia, que levou a equipe do 3º BABM a inspecionar a propriedade.
Durante a vistoria, foi constatada a supressão de 14.632 metros quadrados de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. A destruição também atingiu uma APP, localizada em uma área de recurso hídrico. Entre as espécies vegetais destruídas, destacam-se o Louro, Guajuvira, Timbó e Fumo-bravo. A operação de desmatamento foi realizada com o uso de maquinário pesado, o que agravou os danos ambientais.
De acordo com a BM, o responsável pela intervenção não possuía a devida autorização do órgão ambiental competente para realizar o manejo florestal na área. O infrator foi identificado e responderá judicialmente pelo crime ambiental.
A Brigada Militar reforça que ações como essa, que resultam em danos a áreas de preservação e espécies nativas, são fiscalizadas com rigor, e que crimes ambientais têm consequências severas para os responsáveis.