O processo licitatório para a reconstrução da ponte sobre o rio da Várzea, que conecta a área urbana de Rodeio Bonito com as linhas Saltinho e Peixeiro, foi publicado no início da semana passada no Diário Oficial da União (DOU). A obra é essencial para o tráfego local e acesso a cidades vizinhas.
Segundo Paulo Pedro Serafini, assessor de projetos de Rodeio Bonito, o edital de concorrência (03/2024) prevê a apresentação do projeto executivo pela empresa vencedora, com julgamento das propostas marcado para 14 de outubro. O prazo para entrega do projeto é de até 45 dias, e a execução da obra terá duração de 12 meses.
A nova ponte terá 200 metros de comprimento e 10,40 metros de largura, com custo estimado de R$ 18 milhões. A estrutura anterior, com 120 metros, foi destruída pelas chuvas de maio de 2024. O projeto conta com recursos de quase R$ 18 milhões, aprovados pelo governo.
Atualmente, os moradores utilizam barcos particulares, balsas em fase de testes ou um caminho alternativo para atravessar o rio.