Quinta, 10 de Outubro de 2024 10:31
(55) 9692-7923
Clima Meio Ambiente

Imagens mostram a concentração de poluentes no RS

Nota-se maior quantidade de resíduos tóxicos no dia 13 na região norte

13/09/2024 09h25
Por: Redação GV Fonte: Governo do Estado
Imagens mostram a concentração de poluentes no RS

O tempo seco, as altas temperaturas e o céu cinzento, em razão da alta incidência de incêndios no Brasil e no exterior, compõem um cenário que compromete a qualidade do ar no país e no RS. O monitoramento de áreas sob influência de queima de biomassa é um dos campos de atuação da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar – VIGIAR (Ministério da Saúde). A queima incompleta de biomassa libera fumaça e subprodutos da combustão que poluem o ar, resultando em uma mistura de poluentes tóxicos que afetam a saúde humana.

As imagens demonstram a concentração de material particulado 2.5 (μg/m³) (poluentes) no território gaúcho nos dias 10 e 11 de setembro, bem como a previsão para os dias 12, 13 e 14 de setembro. A avaliação foi feita de acordo com a Resolução CONAMA 506/2024. Nota-se maior concentração no dia 13, na região norte do Rio Grande do Sul, alcançando mais de 125 μg/m³ em alguns municípios, classificando a qualidade do ar como PÉSSIMA.

Continua após a publicidade
Anúncio

Cuidados com a saúde

Continua após a publicidade
Anúncio

Por esse motivo, o governo do Estado divulgou orientações à população, em uma ação conjunta das secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Saúde (SES) com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Até o momento, a equipe de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) não identificou aumento de casos de síndrome gripal não relacionados a vírus respiratórios, que podem ser influenciados por outros fatores, como a fumaça resultante de queimadas. Esses dados, porém, são parciais e sujeitos a alterações, em decorrência do preenchimento das notificações, bem como do hiato entre o início dos sintomas e a busca por atendimento.

Continua após a publicidade
Anúncio

As principais recomendações são:

- Monitoramento: acompanhe as previsões meteorológicas e a qualidade do ar.

- Hidratação: aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.

- Redução da exposição: evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas.

- O uso de máscaras deve ser avaliado individualmente, pois auxiliam na redução da exposição às partículas maiores, em especial para pessoas com condições crônicas, como pneumopatas, cardiopatas e pessoas com problemas imunológicos.

- O uso de máscara cirúrgica, pano, lenço ou bandana é recomendado especialmente para populações que estão mais expostas ou próximas às fontes de emissão (focos de queimadas), pois podem diminuir o desconforto das vias aéreas superiores. O uso de máscaras de modelos respiradores (tipo N95, PFF2 ou P100) são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.

- Atividades físicas: evite atividades ao ar livre em períodos de elevada concentração de poluentes e mantenha portas e janelas fechadas.

- Orientações específicas para grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes devem estar especialmente atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente, se necessário.

- Chuva preta: a chuva preta é resultado da interação do material particulado, proveniente da fumaça presente no ambiente, com o vapor de água da atmosfera, que altera as propriedades das nuvens. Esse fenômeno gera a precipitação de chuva com coloração escura, que pode apresentar contaminantes nocivos à saúde humana, tornando-a imprópria para consumo humano.

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias no WhatsApp

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaboticaba, RS
Atualizado às 08h04
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

17° Sensação
2.43 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (19.73mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuva
Amanhã (12/10)

Mín. 15° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias