Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 27°C
Jaboticaba, RS
Publicidade

Confirmado primeiro caso da varíola dos macacos em Passo Fundo

Um dos cinco casos de mpox confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) na última sexta-feira, 16, é de Passo Fundo.

Redação GV
Por: Redação GV Fonte: Jornal O Alto Uruguai
19/08/2024 às 15h42
Confirmado primeiro caso da varíola dos macacos em Passo Fundo

 A contaminação se deu pela cepa anterior do vírus e não pela nova variante da mpox (Clade 1b), 10 vezes mais letal e que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência sanitária global na última quarta-feira, 14. A contaminação não é autóctone, o que significa que a transmissão aconteceu fora de Passo Fundo. O morador teria contraído o vírus após viagem a São Paulo (SP), no mês de julho. O diagnóstico foi realizado porlaboratório privado, que depois notificou o poder público.

Transmissão

Continua após a publicidade
Anúncio

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O contágio por contato próximo pode ocorrer, principalmente, por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva da pessoa doente. O contato com objetos contaminados, tais como toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios que foram manuseados pela pessoa infectada, também oferecem risco de transmissão. Dessa maneira, trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos ficam mais expostos ao risco de infecção.

Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas começam, como a erupção cutânea (feridas na pele), febre, dores no corpo e na cabeça, ínguas, calafrios e fraqueza. O período de transmissão ocorre até que as lesões cicatrizem completamente e uma nova camada de pele se forme.

Continua após a publicidade
Anúncio

A doença, na maioria dos casos, evolui de forma benigna e os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar atendimento médico imediatamente e adotar as medidas de isolamento recomendadas. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. As amostras são direcionadas para oito laboratórios de referência no Brasil.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias