A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, com chuva em todas as regiões do estado no decorrer do dia e a possibilidade de alguns temporais isolados, especialmente de granizo, mas em poucos pontos do estado. A instabilidade será consequência de um sistema frontal.
Na primeira metade do dia, a frente será semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite, o sistema começa a avançar para Norte, impulsionado por uma massa de ar frio na Argentina, assim como uma frente fria. A atuação da frente trará chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com precipitação desde cedo em diversas localidades.
Na Metade Norte, a instabilidade deve ser maior da tarde para a noite à medida que o sistema frontal começa a avançar. Os volumes de chuva nesta quarta-feira devem ser baixos na maioria das cidades gaúchas, entretanto podem ocorrer pancadas localmente fortes e passageiras.
Os maiores volumes devem se concentrar no Oeste, no Centro e no Sul do estado com marcas de 20 mm a 50 mm, porém isoladamente superiores. A chuva prevista para esta quarta-feira fará com que os acumulados de precipitação apenas desta semana superem os 100 mm em alguns cidades gaúchas, considerando o que já choveu no estado entre o fim de semana e o dia de hoje.
Os dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a precipitação acumulada entre o fim de semana e o final da tarde de hoje no estado somou 93 mm em Caçapava do Sul, 88 mm em Rio Grande, 84 mm em Camaquã, 63 mm em Santiago e Santa Maria, 60 mm em São Vicente do Sul, 49 mm em São Gabriel, 47 mm em Jaguarão, 45 mm em Canguçu e 41 mm em Alegrete.
O avanço da frente fria com ar quente em sua dianteira pode provocar temporais em pontos isolados, mas, em geral, o risco de tempo severo é baixo. O potencial é maior para a ocorrência de queda localizada de granizo.
Nesta terça-feira, temporais de granizo atingiram diferentes pontos do Uruguai e a província argentina de Entre Rios, no Centro do país, pela interação de ar quente com a frente semi-estacionária na região. O granizo chegou a acumular em algumas cidades do Uruguai.
Na quinta, a frente se afasta e ar mais frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul. Apesar de ainda ser possível que chova ou garoe em alguns pontos em parte do dia, as nuvens diminuem e o sol deve aparecer na maior parte do estado no decorrer do dia.
Segue a previsão que a semana terminará com uma massa de ar frio de origem polar que vai trazer temperatura muito baixa principalmente entre sexta-feira e o sábado com potencial de precipitação invernal nas áreas de maior altitude.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp