Após uma primeira quinzena de frio intenso, a segunda metade de julho será marcada por um veranico no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a temperatura pode ficar até 10°C acima da média para o período, trazendo a sensação de calor de volta ao território gaúcho. A elevação dos termômetros deve ocorrer de forma gradual, com um período mais quente a partir de sexta-feira (19).
Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, comenta que os próximos dias devem ser de tempo seco, com predomínio de sol na maior parte do dia e elevação gradativa da temperatura. Na região, as mínimas devem ficar em torno de 12°C e, as máximas, podem variar entre 23°C e 25°C.
No final desta semana, o cenário fica bem diferente do que foi visto até agora: os termômetros sobem ainda mais, ultrapassando a média de temperatura do período.
O aumento da temperatura deve ocorrer em todo o Rio Grande do Sul, com períodos de céu mais nublado no final de semana, mas o Norte e o Noroeste — principalmente os municípios que fazem divisa com Santa Catarina — podem ter máximas perto ou acima de 30°C.
o retorno do calor será motivado por um bloqueio atmosférico na região central do Brasil, que envolve áreas de alta pressão, inibindo a formação de nuvens de chuva, retirando a umidade, secando o tempo e elevando a temperatura.
A partir do dia 24 de julho, o cenário muda, com o retorno da chuva, que deve espantar um pouco o calor. A temperatura permanece de 2°C a 4°C acima da média. No dia 26 os termômetros devem voltar à normalidade.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp