Quinta, 10 de Outubro de 2024 10:30
(55) 9692-7923
Clima Inverno

Onda de frio atinge o seu máximo com -9ºC no Rio Grande do Sul

Onda de frio prossegue e teve no começo desta terça-feira temperatura excepcionalmente baixa no Oeste e o Sul gaúcho

09/07/2024 13h18
Por: Redação GV Fonte: Metsul Metereologia
FABIAN RIBEIRO LEAL
FABIAN RIBEIRO LEAL

Frio extremo e com intensidade que raramente se viu na história recente foi registrado em áreas do Oeste, do Centro e, especialmente, do Sul do Rio Grande do Sul no começo desta terça-feira, marcando o máximo de intensidade desta onda de frio. Houve mínimas negativas generalizadas e com valores excepcionalmente baixos.

O frio extremo se concentrou no Oeste, Centro e o Sul gaúcho porque eram as áreas do estado com tempo aberto, perfil seco da atmosfera e vento calmo, o que favoreceu o enorme resfriamento, enquanto na Metade Norte gaúcha havia abundante cobertura de nebulosidade que dificulta queda maior da temperatura.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já as temperaturas excepcionalmente baixas foram consequência de uma massa de ar extremamente frio que estava entre o Centro da Argentina, o Uruguai e a Metade Sul gaúcha, que causou também frio de intensidade incomum e rara de se ver nos países vizinhos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na segunda-feira, sondagem feita por balão meteorológico no Aeroparque, o aeroporto central da cidade de Buenos Aires, indicou temperatura às 9h da manhã a 1500 metros de altitude (nível de pressão de 850 hPa) de -8,1ºC ao passo que a mínima em superfície da segunda foi de 1ºC.

O valor da temperatura em 850 hPa, métrica de quão quente ou fria é uma massa de ar, era excepcionalmente baixo, sendo comum de se observar no inverno na Terra do Fogo, mais perto da Antártida, e muitíssimo raramente na capital argentina. Somente as mais poderosas e históricas massas de ar frio atingem tais valores de temperatura em 850 hPa no Centro argentino.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com este ar extremamente gelado na região e o tempo aberto por efeito de um centro de alta pressão de 1030 hPa no Sudoeste do Uruguai, a temperatura despencou a marcas atipicamente baixas em parte do Rio Grande do Sul no início desta quarta.

A menor temperatura mínima foi observada em estação meteorológica instalada numa baixada do município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros anotaram a impressionante marca de 9,1ºC abaixo de zero às 6h50 da manhã.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaboticaba, RS
Atualizado às 08h04
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

17° Sensação
2.43 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (19.73mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuva
Amanhã (12/10)

Mín. 15° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias