A primeira onda de frio do inverno deste ano chega ao Rio Grande do Sul neste final de semana, causando temperaturas mínimas negativas e geada. O fenômeno está associado a uma frente fria que atinge toda a Região Sul do país desde o início da semana.
O frio deve se intensificar nas regiões mais altas do estado, como a Serra do RS, se estendendo pelo menos até o início de julho. No domingo (30), em São José dos Ausentes, a mínima pode atingir -7ºC e em Caxias do Sul, 0ºC, segundo a Climatempo.
"Essa frente fria é continental, ou seja, ela vai avançar pelo continente. E, atrás dessa frente fria, tem uma massa de ar bem frio também. Essa massa de ar vai ser responsável por essa onda de frio que deve ocorrer por toda a Região Sul entre os dias 28 e 2 de julho, explica a meteorologista Alana Gabriele Lopes Araújo.
Segundo a especialista, um ciclone extratropical em formação no oceano contribuiu para a ocorrência de chuvas em algumas regiões do estado na quarta-feira (26), como no Norte, no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A geada é um fenômeno recorrente no inverno em que camadas finas de gelo ficam retidas sobre superfícies, como plantas e automóveis. O impacto da geada pode causar danos à agricultura, queda da produtividade e, em alguns casos, perdas de culturas.
Uma massa de ar frio polar associada à frente fria deve causar temperaturas baixas em todo o estado. Na sexta (28) ainda deve chover no estado, devido ao deslocamento da frente fria. Ainda sim, as temperaturas seguirão baixas. No sábado (29), a previsão é que o ar polar avance sobre toda a região, causando recordes de temperaturas mínimas no estado. Em Caçapava no Sul, na Região Central, a mínima prevista é de -1ºC.
No domingo (30) na região de Jaboticaba a mínima prevista é de -1ºC, com formação de geada. Na segunda-feira, a mínima é de 1ºC, também com geada ao amanhecer.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp