O município de Jaboticaba decretou Situação de Emergência neste domingo, 5 de maio, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado, a região, e também o município nos últimos dias. Os estragos foram levantados e acompanhados de perto pelo prefeito Vico Molinari, pelo coordenador da Defesa Civil municipal, Jairo Aires, e pelo escritório da Emater RS/Ascar, desde o início das chuvas no dia 2, que somou mais de 400mm no município.
Pelo menos uma ponte foi levada pela água na divisa com o município de Pinhal, na Linha Baixo Xaxim, interditando totalmente a ligação entre os municípios naquele local. Também foi constatada a queda de terra da cabeceira da ponte na divisa com Seberi, além de queda de boeiros, dificultando acessos a propriedades.
Na linha Varejão, muitos estragos foram constatados, com grande desmoronamento de terra próximo a ponte na divisa com Cerro Grande, além de outras pontes e boeiros alagados e comprometidos.
Praticamente todo o município teve algum tipo de dano com as chuvas, como estragos em pontos onde a água atravessou a estrada, formando grandes valetas, acessos a propriedades rurais impossibilitadas, tráfego interditado em muitos pontos do interior. Lavouras também foram prejudicadas com alagamentos em muitas áreas ribeirinhas, comprometendo a plantação existente.
Com isso, e demais danos, a Administração Municipal decretou Situação de Emergência, conforme decreto N°46/2024 o qual é enviado aos órgãos públicos Federais e Estaduais, pleiteando recursos para custear os prejuízos ocasionados pelas chuvas.
A Administração Municipal por meio da Secretaria de Obras já trabalha desde o início das chuvas, para solucionar os problemas mais críticos nas estradas, e também auxiliando por meio da Secretaria de Assistência Social aos moradores com necessidades decorrentes das chuvas.